sexta-feira, 10 de maio de 2013

Eles merecem nossos aplausos? 

      É muito irritante em época de eleição onde esses candidatos mal intencionados estupram nossos ouvidos com suas mentiras e promessas enganosas, e ainda querem nossos aplausos e reverências, como se fossem deuses. 
      “falar que fez é fácil, é mole, é lindo, quero ver se trabalhou mais que blá blá blá” e continua com uma rima horrível e forçada. 
       “tudo que tem aqui foi ele que fez: praças, estradas, escolas, e blá blá blá”. 
    Para que foi mesmo que estes homens se candidataram? Não seria para representar o povo, administrar os recursos que entram e saem do município? De cuidar da segurança, construir escola, melhorar as condições de vida da população? E só porque fazem uma ou duas obrigações acham que por isso devemos-lhes favores?! Mas não é para isso mesmo que estão sendo pagos e foram eleitos? E ainda tem gente que trata esse pessoal como se fosse um herói, um deus, e se curvam diante de seus caprichos! Acredito que se toda essa moçada que curte, comenta e compartilha, tudo que veem na rede, começarem a fazer o mesmo com as ideias de conscientização política, liberdade expressão, é muito provável que eles mesmos venham usufruir tudo o que isso lhes há de proporcionar. Penso que é hora de mudar esse quadro de mentira, perseguição, descaso e abuso de poder. No entanto nada muda, se continuarmos achando que os problemas deixados na sexta-feira estarão resolvidos na segunda, como se uma mágica ou um milagre acontecesse nesse intervalo. 
    Penso que devemos recorrer aos ajustes preventivos, e os remediativos (não encontrei outra palavra) quando não estiver em nosso poder de prever. 

      Pergunto: 
    Quem está realmente interessado que as coisas mudem? 
    Será que só devo me esforçar para exigir que haja melhoria na qualidade de saúde quando eu precisar dela numa madrugada qualquer e ela não me satisfazer? 
    Será que só devo me preocupar com o salário atrasado quando este for o meu salário atrasado? Será que só devo me preocupar com uma educação de qualidade quando for meu filho o prejudicado? 
    Será que só devo me preocupar com a segurança depois que for assaltado ou sofrer um dano?

joão batista sousa do nascimento, nova olinda do maranhão, 10/05/2013

terça-feira, 23 de abril de 2013

Quais as funções de prefeito e vereadores? 

PRINCIPAL DEVER: propiciar o bem estar da sociedade pela qual foram eleitos. 
O prefeito e os vereadores trabalham de forma conciliada; 
Nada é definitivamente aprovada ou realizada sem a liberação do prefeito e dos vereadores. 

É direito de todo cidadão cobrar por seus direitos, e saber as funções que o prefeito e os vereadores estão obrigados a cumprir, e assim poderão então exigir o que é certo. 

Funções do Prefeito

O prefeito, sendo o agente político superior dentro de uma cidade, deve agir como comunicador e defensor da cidade perante a Câmara Municipal e outros órgãos do governo, com o intuito de zelar pelos interesses da população e seu bem-estar.

O mandato do prefeito tem duração de quatros anos, tempo cedido para a administração da cidade e exercer funções politicas, executivas e administrativas, as principais funções executivas e administrativas do prefeito estão as de planejar, comandar, coordenar, controlar e manter contatos externos. Dentre as funções de um prefeito inclui:

  • · negociar convênios e obter por outras formas benefícios ou auxílios para a sua cidade, 
  • · apresentar projetos de leis à Câmara, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis, 
  • · convocar extraordinariamente a Câmara, quando necessário. 
  • · representar o município em todas as circunstâncias. 
  • · Deve se relacionar com organizações comunitárias, lideranças locais, buscando o seu apoio, quando necessário, consultando-as e ouvindo-as para conhecer suas aspirações e suas necessidades de modo a integrá-las ao processo decisório municipal e governar com a comunidade. 

Funções dos Vereadores 

No caso do vereador, é membro da Câmara Municipal e seu cargo está no poder Legislativo, tendo seu mandato duração de quatros anos assim como o prefeito. As principais atribuições dos vereadores é representar a população, criando leis que beneficiem os munícipes e fiscalize os gastos públicos do poder executivo, no caso, o Prefeito, também tem como obrigação estar mais próximo entre os moderadores e o prefeito, colher necessidades da cidade e levar ao prefeito para ver se será aprovada ou não. Outras funções dos vereadores:

  • · Analisar e aprovar leis ligadas à prefeitura e ao poder executivo. 
  • · Fiscalizar vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito. 
  • · Votar projetos de lei. 
  • · Receber os eleitores e ouvir sugestões, críticas, reivindicações. 
  • · Promover a ligação entre eleitores da região que representa e o governo. 
  • · Elaborar e redigir projetos. 
  • · Criar leis com intuito de formar uma sociedade mais justa. 
  • · Fiscalizar a ação do prefeito, garantindo que os recursos sejam aplicados de acordo com o que estabelece a lei; 
  • · Apresentar e aprovar leis que melhorem a cidade e a qualidade de vida de seus moradores; 
  • · Atender às reivindicações de cada comunidade que os elegeu como seus representantes.
Fonte: http://www.educacao.cc/politica/quais-as-funcoes-de-prefeito-e-vereadores/

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Situação X Oposição

Você é da situação ou da oposição? Ser da situação denota concordar com tudo que o candidato vencedor faz e pensa. Ser da oposição denota está sempre contra tudo. E aqui envolve um sentimento de perda e ganho. Talvez um sentimento egoísta, visto que todos sentimentos envolvidos, em ambos os lados, deveria está voltado para a melhoria do município e não para necessidades particulares. Tem gente que briga, literalmente, com amigos, parente ou com qualquer um, por causa dessa disputa desfocalizada. Daí cria-se aquele clima do tipo, se eu falar alguma coisa, negativamente, sobre a administração, significa que sou da oposição, logo correrei o risco de ser denunciado, e consequentemente, perseguido e demitido. Parece que existem umas pessoas que sua função no município é simplesmente entregar “os contras”, os colegas insatisfeitos. Em um tom vulgar: são os babões.

Por outro lado, o inverso também é igual, porque se aqueles considerados da oposição, aprovarem ou concordarem com a administração, significa que mudou de lado. E da mesma forma será excluído do grupo.

Infelizmente essa bobagem e inescrupulosa “tradição apaixonada” de está do lado de A ou B, faz com que o município perca sua identidade. Somos LIVRES para NÃO CONCORDAR tanto com a situação quanto com a oposição. Somos LIVRES para CONCORDAR se assim o quisermos. No entanto essa liberdade é fictícia na cabeça de alguns, principalmente para aqueles que acham que devem favores ao seu candidato. É o sentimento de GRATIDÃO ESCRAVISTA ETERNA. Só porque o cidadão recebeu um emprego, uma cesta básica, um transporte para condução de um doente, etc, fica aí tendo que submeter a sua LIBERDADE a isto. Sem direito a voto e voz.

Prezados cidadãos novaolindenses, não é hora de mudar tudo isso? De sermos livres desses “caras” que apenas fingem que se importam com nosso município, que somente em época de eleição lembram do seu nome, cumprimentam-no na rua, e que na semana santa entregam a você um “peixinho” ou uma sexta básica como formar de perpetuar GRATIDÃO ESCRAVISTA? A atitude é boa, mas a as motivações são maléficas.

Chega desse negócio de A se comportar como bonzinho e B como bandido, ou de A como bandido e B como bonzinho. Queremos é um município livre, desenvolvido, e não esses discursos ensaiados e bem elaborados, que é apenas fachada.

joão batista sousa do nascimento, Nova Olinda do Maranhão, 13/04/2013
Posso ficar quieto cuidando da minha vida, vendo tudo passar como se nada fosse comigo.

Posso fechar os olhos, tapar os ouvidos, percebendo tudo acontecer, mas não fazer nada.

Posso mudar de assunto, falar da novela, do BBB, de outras realidades, e continuar assim.

Posso pensar que não posso fazer nada, porque sou pobre, inculto e fraco.

Posso pensar que posso fazer tudo, porque sou rico, arrogante e porque posso.

Por pensar como o Marquês de Argenson "laissez faire, laissez aller, laissez passer", ("deixai fazer, deixai ir, deixai passar").

Mas como será daqui a 3, 5 ou 10 anos, se continuar com a mesma mentalidade, fazendo as mesmas atividades?

joão batista sousa do nascimento, Nova Olinda do Maranhão, 15/04/2013
Eu li o seguinte texto, do link abaixo, e retirei alguns destaques do pronunciamento do Dep. Hemetério Weba.

(...) ninguém pode, deputado Hélio, fazer crítica porque, se fazem crítica, liga-se para o delegado que vai lá e prende. (...) mas ninguém pode dizer nada porque, se falar, ele liga ao delegado e o delegado vai lá e cumpre as ordens do prefeito. (...) não só perseguir aqueles que não votam. Fui prefeito por 12 anos e nunca persegui uma só pessoa porque ter tecido comentário sobre a administração. Não. (...) E ainda sem ninguém poder tecer comentários, porque se um funcionário concursado vai reclamar dos seus salários ainda sim, se quiser, pois se não quiser pode sair. Em outro dia recebe a transferência. (...) prendendo as pessoas porque tecem comentários, (...) porque temos que respeitar a sociedade e o ponto de vista de cada um. (...)

Será que esse discurso todo bem elaborado não é apenas uma jogada política, apoiando-se da situação do momento?
Será que o deputado realmente aceita que se terça comentários contrários a ele?
Será que o deputado nunca perseguiu ninguém por ter votado contra ele ou por fazer comentários a seu respeito?
Será que o deputado respeita o ponto de vista de cada um?

Vejo muitos comentários dizendo ter sido o prefeito atual responsável pela prisão ocorrida ontem 09/04/13. Alguém pode postar uma prova disso?

Este é um grande momento de fazermos comentários não-partidarista.

http://www.facebook.com/rodney.loura/posts/457444327657579

joão batista sousa do nascimento, Nova Olinda do Maranhão, 15/04/2013


Se um administrador público Municipal administra mal, de quem é a culpa?
Dele - porque não sabe administrar ou é corrupto?
do Povo - que tem conhecimento da má administração e se cala?

O dois podem ser culpados, mas pode ser apenas um.
Aí volta para aquela história, em que se tivessem elegido o outro, isso não estava acontecendo. Infelizmente ainda é verdade que todo administrador público pensa que é dono da prefeitura e do município, mas a verdade que é pouco lembrada, é que ele é EMPREGADO DO POVO, assim como os demais funcionários público.

joão batista sousa do nascimento, Codó-MA, 30/003/2013


Porque temos que esperar 4 anos para escolher o próximo prefeito? E porque temos que suportar todo aquele período de CAMPANHA ELEITORAL, onde estrupam (rsrsrs) nossos ouvidos com as mentiras descaradas e as promessas que jamais serão cumpridas?
Há homens ou mulheres TÃO ÍNTEGROS(AS) em Nova Olinda do Maranhão para que possamos dá a eles o nosso voto afim de que governem com sabedoria e para o povo e não para sugar os recursos que são destinados ao bem está da população?
É um absurdo como tudo se repete ano após anos. Quem tem dinheiro ganha a eleição ou reeleição e não quem é honesto ou íntegro.
Cadê os homens ou mulheres ÍNTEGROS(AS) Nova Olinda do Maranhão? Eu sei que há.
Estou cansado dessa mesmice, dessa roubalheira, desse jeito de se "administrar", onde alguns são privilegiados, e somente quem votou a favor é que tem emprego e os "contras" são postos na margem de tudo. Desse desrespeito ao Direito do cidadão.

Eu gostaria de ver algo novo e nunca mais esse jeito desonesto e coronelista de governo que durante anos vem acontecendo nos municípios do Maranhão, e em especial Nova Olinda.

Há integridade neste município? sim, tem gente íntegra.
Está na hora de mudar e precisa começar logo!




joão batista sousa do nascimento, Codó-MA, 30/03/2013

terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Silêncio Divino
Às vezes, no desespero, quando nada mais dá certo, digo: Meu Deus me ajude!
Às vezes, quando tudo está dando certo, e tenho uma alegria, expressa pelo meu sorriso, esqueço de dizer: Obrigado meu Deus!
Ás vezes, quando o pecado me seduz, e eu cedo, e deixo-me envolver, eu penso: Depois eu peço perdão.
Às vezes, após o pecado realizado, numa insatisfação pessoal, e um peso na consciência, fingindo que não foi nada, reflito: A carne é fraca, Senhor.
E assim, o tempo passa, entre um momento e outro, um acerto e desacerto, escuto apenas um silêncio divino. Silêncio que deixa claro, que Ele, não interfere em minhas decisões. Deixa eu fazer o que eu quero fazer. Deixa eu parar quando eu quero parar. Deixa eu ir, quando quero ir. Este silêncio, que não diz nada, mas provoca um calafrio na consciência, e deixa claro que é por minha conta e risco, provoca uma sensação de vazio...
Por outro lado, sinto um toque de luz vinda do céu, que me ergue, dando-me mais uma oportunidade de fazer o que é certo... Espírito Santo. E aqui posso sentir uma força inexplicável.
Nova Olinda do Maranhão, 21 de janeiro de 2013.
joão batista